Gourmet Visita: Cervejaria Happy Brew

Continuando o convite feito pelo Hangar 51 para visitar as cervejarias presentes no Rocktobierfest, fomos até a Happy Brew, na zona industrial de Sorocaba!

E se a Bamberg representa a nova cerveja brasileira, com ingredientes de qualidade e prêmios internacionais, a Happy Brew vem pra mostrar a força do cervejeiro caseiro, que cria ótimas cervejas, a ponto de começar a produzi-las em larga escala!

Rótulos da Happy Brew, na caixa especial da cervejaria

Como nos contou o proprietário, Bruno Cenci, a HB começou no quintal de sua casa, com equipamentos capazes de brassar apenas 20 litros por vez e muita experimentação nas receitas. Essa ousadia, comum a todo novato, gerou ótimas cervejas, que passaram a fazer sucesso nas festas e, consequentemente, nos bares amigos que recebiam seus barris. Até o ponto em que a demanda aumentou consideravelmente e o hobby virou negócio, com a necessidade de investimentos em maquinário e instalações de médio porte.

Cerveja da Happy Brew sendo envasada pelo método manual, direto da chopeira para a garrafa, onde se mantém viva.

A Cervejaria, hoje, tem capacidade para produzir 11 mil litros de chopp (servidos nos barris ou nas novas garrafas, onde a cerveja se mantém viva, sem pasteurização e com muito mais frescor), divididos entre seus 4 rótulos:

• Happy Pilsen
German Pilsner bem suave e aromática, leva os maltes Agrária e Weyermann na receita, além de não ser filtrada, o que a torna mais turva e saborosa. Como contraponto às pilsens tradicionais, é uma boa pedida!

Malte direto da sala de moagem, na Cervejaria Happy Brew

• Happy Wit
As cervejas Witbier estão entre as mais refrescantes mundo afora! Não é meu estilo favorito, por levar trigo na receita, além da cevada, mas é das mais indicadas para aplacar o calor dos últimos dias. A da HB também é mais turva, tem baixo ABV (teor alcoólico) e tem aroma frutado cítrico, pela presença da casca de laranja e coentro na receita. Provei-a direto da “teta da vaca” e é deliciosa.

• Cara Vermelha
Esta Vienna Lager é uma das cervejas preferidas do público da Happy Brew, pela sua cor avermelhada, aroma floral e corpo médio. Vale a pena conhecê-la, pelo diferença que traz ao paladar acostumado com as cervejas tradicionais. Certamente, será uma das mais consumidas na Rocktobierfest!

• Surkba Pale Ale
Agora, chegamos ao meu estilo preferido: IPA! Lançada há pouco menos de um ano, a Surkba (pronuncia-se “surcaba”) é a aposta da Happy Brew no universo das Indian Pale Ale. Já conhecida da galera que frequenta o Hangar 51, tem no amargor do lúpulo seu trunfo, ainda mais quando tirada direto do tanque, como na foto:
Chopp Surkba, da Happy Brew, saindo direto da teta da vaca

Agora, é hora de escolher a sua preferida! Se quiser saber mais, leia também nosso post sobre a Cervejaria Bamberg!